Hidronível

Hidronível via rádio

Hidrofluxo

Nível Control

Sistema de ar nas bombas

Sensor de presença de água e de fluxo

Alarme de transbordamento e nível mínimo


Quadro elétrico

Sensor de funcionamento

Acionador de equipamentos à distância

Selecionador automático ou à distância


Central de luz de emergência

Sensor de lâm- pada queimada (pára-raios)

Sensor de acionamento de iluminação


Sensor de movimento

Sensor de abertura (portas, janelas etc.)


Centrais de comando

Projetos de automação em geral

Equipamentos especiais para uso industrial

Equipamentos especiais para uso em locais de difícil acesso

Alguns clientes e fotos de traba- lhos realizados


Entre em contato para tirar úvidas ou fazer consultas sem compromisso

 

:: Hidronível ::

   

 

  

Equipamento desenvolvido para a visualização do nível de reservatórios de água de qualquer tipo ou dimensão, com indicação luminosa permanente do nível da água.

Possui alarme de nível mínimo, o que permite que sejam tomadas providências caso ocorra algum problema no abastecimento antes que acabe toda a água do seu reservatório.

O nível mínimo pode ser determinado de acordo com as necessidades particulares de cada cliente ou sistema a ser monitorado.

Desenvolvido com tecnologia própria, já é fabricado há mais de 10 anos, o que garante a confiabilidade de seu funcionamento mesmo em locais com condições especiais.

   Pode ser utilizado para medir o nível de:

  • Caixas d'água de qualquer tamanho
  • Cisternas de qualquer profundidade
  • Tanques de sistemas de refrigeração
  • Caixas tipo "Eternit" de qualquer formato ou material
  • Poços (desde que haja facilidade de acesso)
  • Qualquer reservatório de água com temperatura a partir de 5ºC

O hidronível pode ser instalado em edifícios, indústrias, hotéis, hospitais, residências, fazendas etc.,  mesmo que o reservatório fique distante do local de controle.

 

    Mais informações:

Este equipamento foi criado para ser possível a monitoração à distância do nível de água de qualquer tipo de reservatório.
Proporciona um controle visual permanente, dia e noite, evitando a necessidade de alguém ter que se deslocar até o reservatório para verificar seu nível.
É especialmente útil para as caixas do terraço dos edifícios e no caso de alguma falha no abastecimento, como um eventual defeito na bomba, ou em caso de consumo excessivo, como uma válvula de descarga disparada, pois permite que sejam tomadas medidas preventivas antes que acabe toda a água do reservatório.
O alarme de nível mínimo pode ser configurado de acordo com a preferência do cliente, permitindo que ainda exista uma quantidade de água mínima suficiente para que haja tempo possível de ser resolvido algum problema antes de as torneiras secarem.
Entre as causas dos possíveis problemas de abastecimento podem ser citadas o automático (bóia pêra) com defeito, disjuntor desarmado ou fusíveis queimados, defeito na chave contatora, defeito na bomba ou entrada de ar na bomba.
Com o Hidronível, torna-se possível a solução do problema antes que acabe toda a água, o que, sem o Hidronível, ocorre sem aviso prévio deixando o administrador do local em situação difícil.
 Projetado inicialmente há mais de 10 anos, este equipamento já passou por várias melhorias durante este período baseadas na experiência adquirida ao longo deste tempo.
Os clientes mais antigos já estão com hidroníveis instalados há mais de 9 anos com manutenção periódica, estando os equipamentos ainda em perfeito estado de funcionamento.

topo da página

:: Hidronível via Rádio ::

   

   
Equipamento com as mesmas características do hidronível, porém com transmissão via rádio, o que dispensa a passagem de cabos em determinados trajetos.

Trata-se de um projeto específico para instalações onde a passagem de cabos é impossibilitada pela arquitetura ou alguma outra característica particular para acesso ao local de controle.

topo da página

:: Hidrofluxo ::

  
Equipamento desenvolvido para comandar o acionamento automático das bombas auto-aspirantes que alimentam a cisterna, monitorando ao mesmo tempo a presença de água na tubulação da rua e o nível do reservatório.

Especialmente desenvolvido para locais onde o abastecimento da rua sofre interrupções, como áreas de fim de linha, acionando as bombas automaticamente quando houver entrada de água da rua a qualquer hora do dia ou da noite, facilitando que a cisterna fique sempre cheia.

Verificação a cada 15 ou 30 minutos, dia e noite, da presença de água na tubulação da rua, dispensando a necessidade de que algum funcionário faça esta verificação, pois o Hidrofluxo executa esta tarefa automaticamente.

O Hidrofluxo proporciona uma redução real na conta de água, uma vez que evita que a bomba puxe a seco fazendo com que o hidrômetro marque o ar que passa pela tubulação.

 

    Mais informações:

Este sistema foi projetado com base em um dos maiores problemas que afetam os condomínios do Rio de Janeiro e Niterói: a pouca pressão de água nas áreas de final de linha.
Por causa da pouca pressão, é necessário que todos os condomínios desta área possuam uma bomba auto-aspirante para sugar a água da rua para a cisterna.
Porém, se todos os edifícios ligarem suas bombas no mesmo período, a tubulação da rua ficará sem água em vários trechos, forçando as bombas destes locais a trabalharem no vazio.
Assim, além de gastar mais energia elétrica e superaquecer as bombas, podendo chegar a queimá-las, este funcionamento a seco leva ao problema maior que é a passagem de ar pelo hidrômetro.
Esta passagem de ar provoca uma marcação irreal, pois o hidrômetro estará marcando este fluxo de ar como se fosse água, causando um enorme desperdício de dinheiro no pagamento da conta de água.
O Hidrofluxo controla o nível da cisterna e autoriza a bomba auto-aspirante a ligar, porém somente se houver água da rua. Caso contrário a bomba é desligada e o equipamento cumpre uma programação automática, onde é verificado se existe água na tubulação da rua a intervalos regulares.
Se houver água da rua, a bomba é ligada automaticamente até que o nível da cisterna se complete. Se não houver, a bomba é desligada e a programação do aparelho seguirá fazendo a verificação periódica até que a água chegue.
Este procedimento é executado permanentemente, dia e noite, o que dispensa a necessidade de alguém ter que ficar responsável por esta verificação e reduz enormemente a ocorrência de falhas, as quais nesta situação quase sempre são de origem humana.

topo da página

:: Nível Control ::

   

  
Equipamento desenvolvido para controlar o nível de reservatórios de água de qualquer tipo ou dimensão, com indicação permanente do nível de água.

Controla o acionamento das bombas de recalque, substituindo com mais eficiência a tradicional bóia de mercúrio ("bóia pêra").

Permite uma menor freqüência de acionamentos da bomba, contribuindo para a economia de energia e um menor desgaste deste equipamento.

Possui as mesmas características de controle de nível e aplicações do hidronível, com a incorporação do comando das bombas de recalque.

 

    Mais informações:

Equipamento desenvolvido para o controle das bombas de recalque (que abastecem as caixas d'água), com a monitoração à distância do nível de água do reservatório.
Proporciona um controle visual permanente, dia e noite, evitando a necessidade de alguém ter que se deslocar até o reservatório para verificar seu nível.
O nível mínimo para o acionamento das bombas pode ser determinado pelo cliente à época da instalação.

Permite um intervalo de consumo maior do que as bóias de mercúrio ("pêra") no acionamento das bombas, o que se traduz em uma economia de energia pela menor freqüência de partidas da bomba, pois é justamente a partida (início de funcionamento) da bomba o momento de maior consumo de eletricidade.
Possui alarme de nível mínimo, o que possibilita a rápida identificação de eventuais falhas de abastecimento, permitindo que sejam tomadas medidas preventivas antes que acabe toda a água do reservatório.

topo da página

:: SAB ::
Sistema de Ar nas Bombas

  

  
Este sistema tem a finalidade de evitar que a bomba de recalque funcione sem água na tubulação, e venha a queimar por este problema.

Com o "SAB", todas as vezes que houver entrada de ar na tubulação de recalque (de abastecimento das caixas), a bomba será desligada automaticamente, sendo tocado um alarme.

Funciona a partir de um sensor de água instalado de forma estratégica, onde caso não seja detectada a presença de água na entrada da caixa, o comando deste sistema interrompe sua energia de alimentação.

 

   Mais informações:

A bomba de recalque mais utilizada nos edifícios é a do tipo "centrífuga", que possui grande capacidade de elevação de água, e é mais barata do que as bombas auto-aspirantes.
Apesar de serem bastante eficientes em sua operação, as bombas centrífugas simplesmente param de impulsionar água caso entre alguma quantidade de ar em seu rotor, o qual começa a rodar à seco e acaba por queimar se a bomba não for desligada a tempo.
Esta entrada de ar pode vir de algum problema na tubulação, como pequenas fissuras, que são comuns de ocorrerem nas conexões de tubos de PVC sob a trepidação constante do funcionamento da bomba.

Também é comum ocorrer entrada de ar nas bombas de recalque quando a cisterna fica com o nível muito baixo ou vazia (por exemplo, na época de sua limpeza). Da mesma forma, se este problema não for detectado, as bombas de recalque podem começar a funcionar a seco e acabarem queimando.
O sensor de água instalado no ponto final da tubulação, na caixa d'água, detecta se, quando a bomba é ativada, a água realmente chega a seu destino. Se isto não ocorrer, a energia da bomba é cortada e o alarme começa a tocar. Nesta situação pode ter ocorrido algum problema na bomba ou na tubulação de recalque, o que deve ser verificado pela equipe de manutenção do local.

topo da página

Sensores de Presença de Água e de Fluxo de água

  
A Comtron Sistemas de Controle produz sensores específicos que detectam a presença ou o fluxo de água (ou outros fluídos) em tubulações e reservatórios.

A informação gerada pelos sensores pode ser utilizada para qualquer objetivo, podendo ser integrada a um sistema de controle já existente ou a um equipamento a ser desenvolvido com uma finalidade específica.

Pode ter aplicações em indústrias, hotéis, hospitais, shopping centers, em instalações como trocadores de calor de centrais de ar-condicionado, lavanderias, saída de registros, tubulações de águas pluviais, rede de sprinklers, hidrantes etc.

topo da página

Alarme de Transbordamento e de Nível Mínimo

  

  
Trata-se de um sistema que pode ser instalado em qualquer tipo de reservatório de água ou outros fluídos, de forma isolada ou integrado a outro equipamento de controle.

Possui alarme visual e sonoro no local do controle e/ou em outro local distante onde haja a presença de pessoal apto a tomar as medidas necessárias com seu acionamento.

Toca um alarme quando o nível do reservatório chega a um mínimo pré-determinado ou no transbordamento, quando há passagem de água pelo ladrão.

Pode ser adicionado um alarme de nível máximo, substituindo ou não o sensor de transbordamento.

Os níveis mínimo e máximo podem ser definidos pelo cliente, à época da instalação.

voltar à página inicial                           

                                        topo da página
 
 Comtron Line Nível Eletrônica Ltda - cnpj 05.698.676/0001-14